Os aparelhos ortodônticos têm a função de melhorar o posicionamento dentário e tentar redirecionar o crescimento dos ossos da face. Com isso, a estética, função mastigatória, fala e deglutição do paciente são aprimoradas.
As partes principais dos aparelhos ortodôntico fixos são os bráquetes, os fios e as borrachinhas.
Uma das coisas mais prazerosas para quem usa aparelho fixo é escolher a cor das borrachinhas durante a consulta de manutenção ortodôntica, isso se torna uma brincadeira e é muito divertido, mas elas não são somente um enfeite.
Servem para prender o fio aos bráquetes.
Quando a borrachinha segura o fio dentro dos bráquetes, ele exerce uma força no interior da canaleta dos bráquetes, fazendo com que ocorra a movimentação dentária.
A borrachinha contribui na quantidade de força que o fio exerce dentro do bráquete, por exemplo, se ortodontista verifica que se colocar a borrachinha o fio exercerá uma força inadequada para aquele movimento, pode fazer a opção em colocá-la parcialmente ou até mesmo deixar aquele bráquete sem ela.
Em hipótese alguma podemos trocar a borrachinha em casa. Deve ser trocada pelo profissional em odontologia no consultório odontológico. Caso o aparelho estiver machucando ou quebrar, sempre entrar em contato com seu ortodontista se não puder comparecer ao consultório odontológico, ele o orientará sobre o que fazer nesses casos de emergência.
A troca de borrachinha, se feita sem o acompanhamento do dentista, pode fazer com que o fio exerça uma força em excesso aos dentes e pode causar até a perda desses elementos dentários.
O ortodontista tem papel fundamental no sucesso do tratamento ortodôntico.
Ele é o profissional especializado em Ortodontia, uma área específica da Odontologia. Sua função é trabalhar na correção da posição dos dentes do paciente e de seus ossos da face, ossos maxilar e mandibular, para que a pessoa tenha a mordida corrigida, auxiliando na limpeza e higiene, evitando dores e contribuindo com a saúde bucal.
Costumo dizer que o profissional em ortodontia é o guia do tratamento ortodôntico, é como um carro, ele só anda se estiver com um motorista. Com o tratamento ortodôntico é a mesma coisa, só teremos sucesso, se o ortodontista conduzir o tratamento e para que isso ocorra não devemos faltar às consultas de manutenção e a troca da borrachinha tem que ser feita por esse profissional.
As borrachinhas devem ser trocadas nas consultas de manutenção ortodôntica que geralmente ocorrem de 21 a 30 dias, tempo em que o dente e suas estruturas ósseas levam para se recuperar da última ativação.
Quando trocadas antes desse período podem levar a uma sobrecarga aos dentes e osso que ainda não se recuperaram e podem até mesmo causar uma reabsorção das raízes dentárias, levando a perda desses elementos.
Trocar a borrachinha do aparelho ortodôntico, também é uma forma de ativá-lo, sendo assim, o não comparecimento às consultas de manutenção onde faremos a ativação do aparelho ortodôntico através de diversos procedimentos, inclusive trocando as borrachinhas, atrasa e prejudica o tratamento ortodôntico.
Ficou com alguma dúvida?
Marque uma avaliação com um dos nossos profissionais em Ortodontia e venha ter um Sorriso Grupo Orto.
Responsável técnico no CRO: Dr. Paulo Eduardo Moreno CRO RT 65.416 | CROSP-CL: 7157