Halitose ou mau hálito caracteriza-se pela presença de cheiro forte e desagradável na boca ou na respiração.
A halitose é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado. As causas são bastante variadas, pode ser de origem fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado, dietas inadequadas), razões locais (higiene bucal deficiente, placa bacteriana na língua e/ou amígdalas, baixa produção de saliva, doenças da gengiva) ou mesmo razões sistêmicas (diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre e outros). Cerca de 85% dos casos vem de dentro da boca, sendo raramente associado a condição médica, como insuficiência hepática ou cetoacidose causada pelo diabetes.
O tratamento depende da causa mas deve incluir escovação dos dentes e higienização da língua, uso de antissépticos bucais e de fio dental.
O tratamento da doença periodontal, cárie dentária, das lesões de cárie e do refluxo gastroesofágico pode ajudar.
As taxas estimadas de mau hálito variam de 6% a 50% da população. A preocupação com mau hálito é a terceira razão mais comum para as pessoas buscarem tratamento dentário, após a cárie dentária e a doença periodontal.
Procure uma de nossas unidades e saiba mais sobre este problema. O Grupo Orto possui especialistas prontos para te atender.
Responsável técnico no CRO: Dr. Paulo Eduardo Moreno CRO RT 65.416 | CROSP-CL: 7157