Você já entrou no quarto do seu filho enquanto ele dormia e escutou um ranger de dentes , então, isso pode ser o bruxismo infantil.
O bruxismo infantil se caracteriza pelo ranger ou apertamento dos dentes, geralmente de forma involuntária e pode acontecer de dia, de noite e enquanto a criança dorme. Isso tem preocupado muitas famílias e, com razão, pois o ato de ranger ou apertar os dentes pode afetar a qualidade de vida das crianças e adolescentes.
O bruxismo infantil possui causas multifatoriais como:
- fatores psicológicos. Nos dias de hoje, a vida das crianças e adolescentes é cheia de compromissos, responsabilidades e muito agitada, podendo gerar uma alteração comportamental. Situações de mudanças significativas na vida da criança e adolescente podem também aumentar o nível de estresse e ansiedade.
- má oclusão, dentes mal posicionados, desalinhados, mordidas cruzadas.
- contato dentário prematuro.
- problemas respiratórios, asma, renite, sinusite crônica.
- deficiências nutricionais.
- distúrbios do SNC.
- problemas relacionados ao sono.
O bruxismo infantil pode prejudicar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Pode causar dores de cabeça, face, pescoço, problemas na articulação temporomandibular, desgaste dentários, alterações gengivais e ósseo alveolar.
As crianças e os adolescentes podem reclamar de dor de cabeça, pescoço, face e até mesmo de ouvido.
Têm dificuldade de abrir a boca, geralmente na hora em que levantam.
Acordam agitados no meio da noite e, algumas vezes, relatam que acordaram fazendo um barulho com os dentes. Na maioria das vezes, o barulho é percebido pela família.
Como as causas são multifatoriais, muito provavelmente, teremos que lançar mão de vários profissionais como dentistas, médicos, fonoaudiólogos e terapeutas para que possamos tratar essa disfunção com sucesso.
O dentista avalia e diagnostica a causa desse bruxismo.
Se uma má oclusão estiver envolvida, aparelhos ortodônticos serão instalados com o objetivo de melhorar e corrigir o posicionamento dentário.
Ajustes oclusais serão feitos quando encontramos contato prematuro nas arcadas dentárias.
Quando o dentista for usar a placa de mordida, deverá ficar atento ao crescimento ósseo e as alterações das arcadas dentárias que se encontram em desenvolvimento. Essa placa deverá ser avaliada com regularidade e trocada sempre que for necessário.
- Consultas preventivas odontológicas devem ser feitas de 6 em 6 meses para que esse problema possa ser diagnosticado o mais precoce possível.
- A amamentação com leite materno é de extrema importância para prevenção do bruxismo infantil.
- Correção precoce da má oclusão.
- Tratamento dos problemas respiratórios.
- Alimentos mais duros e fibrosos devem ser inseridos na dieta das crianças e adolescentes.
- O nível de ansiedade e estresse tem que ser controlado e diminuído. Uma dica, uma hora antes de dormir, remova estímulos visuais como celular, computador, televisão, se possível diminua a luz do ambiente, vá diminuindo a agitação, leituras e músicas que acalmam podem ser muito úteis nesse momento.
O bruxismo infantil pode afetar a vida das crianças e adolescentes. Marque uma consulta preventiva com nossos profissionais de Ortodontia e Odontopediatria do Grupo Orto.
Responsável técnico no CRO: Dr. Paulo Eduardo Moreno CRO RT 65.416 | CROSP-CL: 7157