Você sabe o que é cárie de mamadeira?

A cárie é uma doença multifatorial infecciosa, transmissível e que se desenvolve quando há a associação entre a placa bacteriana nos dentes, dieta cariogênica e falta de higiene adequada. As bactérias presentes nos dentes se alimentam dos resíduos acumulados produzindo ácidos que desmineralizam a superfície do esmalte dando início ao ciclo da doença cárie.
A cárie de mamadeira, ou cárie precoce da infância, afeta os dentes de leite e é a forma de cárie mais comum em crianças com menos de 3 anos de idade. Ela recebe esse nome por ser muito comum em crianças em fase de aleitamento (em mamadeira, peito ou copo) que tem o hábito de mamar antes de dormir ou durante o sono, ou crianças que ingiram líquidos açucarados e não higienizem a boca após este hábito.
Os sinais iniciais são manchas brancas com aspecto de giz próximas da gengiva nos incisivos superiores. Em seguida, caso não seja feito o diagnóstico e o tratamento, as lesões vão progredindo e acometendo as superfícies de outros dentes. As lesões tornam-se mais pigmentadas até formarem cavidades.
A característica mais peculiar é a perda total das coroas dos incisivos superiores, enquanto os dentes inferiores estão intactos pela autolimpeza promovida pela língua e pela saliva neste local.
A cárie de mamadeira é extremamente dolorosa para o paciente e seu diagnóstico e tratamento devem ser o mais precoce possível.
Consulte sempre um Odontopediatra para esclarecer todas as suas dúvidas.

Agende sua consulta no Grupo Orto para prevenir a cárie de mamadeira de sua criança.