Biofilme bacteriano e tártaro: qual a diferença?

O acúmulo de biofilme bacteriano (ou placa bacteriana) e tártaro nos dentes é um problema bastante comum. Muitas pessoas podem confundir e pensar que se trata do mesmo problema, porém não é verdade. Mas afinal, qual a diferença entre cada um desses casos? Uma coisa é certa que ambos têm em comum: podem ser evitados com uma boa higiene bucal, com escovação após as refeições e uso do fio dental diariamente.

O biofilme bacteriano é uma camada que se forma sobre os dentes ou qualquer superfície rígida dentro da boca. Sua formação começa alguns minutos após a escovação e o uso do fio dental e continua se organizando e se modificando até a higienização seguinte. Quanto mais o tempo se passa entre uma escovação e outra, mais bactérias agressivas aos tecidos se multiplicam e se organizam. É isso que causa o início da lesão de cárie e da gengivite.

A maioria dos problemas bucais têm origem direta ou indireta após a formação do biofilme bacteriano.

O cálculo dentário, mais conhecido como tártaro surge quando o biofilme bacteriano se mineraliza tornando ainda mais difícil sua remoção. O acúmulo de tártaro próximo da gengiva induz uma inflamação que pode evoluir e levar reabsorção óssea e a perda de dentes.

A melhor maneira de prevenir ambos os problemas, portanto, é removendo constantemente o biofilme bacteriano e prevenindo a formação do tártaro. Para isso, o paciente deve realizar uma escovação correta e ser rigoroso no uso do fio dental. Após instalação do tártaro, somente um Cirurgião Dentista poderá fazer a remoção.

Procure a unidade do Grupo Orto mais perto de você. Agende uma consulta e avalie sua saúde bucal.

 

 

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Nós ligamos para você!
Informe seu telefone e agende uma Avaliação.

separador 

 

Grupo Orto

Atualmente com 15 unidades, localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, o Grupo Orto já cuidou do sorriso de mais de 70 mil pacientes, comprovando a credibilidade conquistada e a excelência dos serviços prestados nos últimos 17 anos.

CONHEÇA NOSSAS UNIDADES

 



Aparelho para os seus dentes é aqui no GRUPO ORTO.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

 

Curta nossa Fan Page!

Siga nosso Instagram!

 

Grupo Orto - Odontologia de A a Z
Dr. Eduardo Mariano Pioltine | Resp. Técnico - CROSP: 104602 - CROSP-CL: 7157
Todas as imagens são meramente ilustrativas.