Você sabe o que é o Triângulo negro dentário ou Black Space?

Os dentes anteriores têm grande importância na estética dentária,  na fala e na função mastigatória.

Algumas alterações dentárias como manchas, espaços, desalinhamentos, traumas e o espaço negro , também conhecido como triângulo negro podem prejudicar a beleza do sorriso.

O que é o Triângulo negro dentário?

São espaços presentes entre os dentes devido à falta da papila interdental, caracterizando um espaço escuro entre os dentes.

Podem acontecer em todos os dentes, mas como os incisivos ficam mais evidentes, geralmente são nesses dentes que aparecem mais esse problema.

Quais são as causas do triângulo Negro ou  black space?

As causas podem ser multifatoriais.

- Doenças Periodontais;

- Diastemas;

- Alterações de Formas Dentárias;

- Mau posicionamento Dentário;

- Traumas;

- Lesões de cáries;

O que ele pode causar?

Além do prejuízo estético, causa retenção local de alimentos e alteração da fonética, geralmente é sobre a estética que o paciente se incomoda, tendo essa, como sua a queixa principal.

Como corrigir o Back Space ou Triângulo Negro?

1 - Tratamento Ortodôntico- Durante o tratamento ortodôntico podemos lançar mão de desgastes interdental através de lixas, brocas ou discos que irão deixar a forma do dente menos triangular, com as paredes mais paralelas entre si, e assim, conseguiremos fechar o espaço entre os dentes, não através de pontos de contatos e sim através do contato das faces dentárias.

2 -  Lentes de Contato Dental- As lentes de contato dentárias são facetas ultrafinas que têm como objetivo restaurar os dentes, com o mínimo ou nenhum desgaste da estrutura dentária, corrigindo assim  o black space, por isso é considerado um procedimento conservador que pode melhorar o sorriso e saúde bucal. São laminados de cerâmica muito finos, que recobrem a parte da frente do dente, e são fixados no esmalte dental por cimentação adesiva. Após a cimentação, é muito importante que o dentista avalie a oclusão, para verificar se o cliente não ficou com nenhuma interferência, que possa alterar as guias de oclusão, como também causar um contato prematuro, que incomoda muito o paciente, podendo causar problemas futuros, como a fratura da lente de contato dental.

3 - Facetas em Resina- Outra solução para o fechamento do Triângulo Negro são as facetas em resina.

São menos duradouras e resistentes do que as lentes de contato dental, mas oferecem um bom resultado estético.

4 - Aplicação de Ácido Hialurônico- Aplicando o ácido hialurônico, podemos aumentar o volume da papila interdental, que preencherá o espaço do triângulo negro.

Cada caso tem que ser avaliado pelo dentista que irá recomendar a melhor solução para o seu problema, podendo utilizar mais de uma maneira para correção do black space.

Os dentistas do Grupo Orto fazem um diagnóstico e planejamento individualizado do  tratamento de cada cliente, levando como prioridade as características e particularidades de cada um.

Venha ter um Sorriso Grupo Orto!