Tudo o que você quer saber sobre o tratamento precoce da mordida cruzada posterior

Muitas famílias acreditam que só devam levar seus filhos para fazerem uma consulta com o ortodontista depois  que as crianças perderem seus dentes de leite.

Já sabemos que muitas más oclusões já se encontram presentes na dentição decídua, ou seja, aparecem antes das trocas dos dentes decíduos para os dentes permanentes. Um profissional em ortodontia  deve ser consultado para uma avaliação preventiva ainda com a criança com dentes de leite na boca.

Uma dessas disfunções é a mordida cruzada posterior.

O que é a mordida cruzada posterior?

A mordida cruzada posterior pode envolver dentes e ossos da maxila e mandíbula.

Caracteriza-se pela atresia do arco superior, a maxila se encontra transversalmente menor que a mandíbula ou os dentes superiores posteriores estão inclinados para lingual em relação aos dentes inferiores posteriores.

Para que compreendam melhor, imaginem uma caixa com tampa. A tampa é a maxila( arcada dentária superior), e a caixa a mandíbula(arcada dentária inferior). Para que ocorra um correto fechamento, a tampa tem que ser maior que a caixa. Na mordida cruzada posterior é justamente o oposto que acontece. Maxila menor que a mandíbula, ou alguma alteração dentária podem estar conduzindo bases ósseas a possuírem esse tipo de relação.

Tipos de mordida cruzada posterior.

As mordidas cruzadas podem ser:

- Dentárias, em que as inclinações dos dentes posteriores se encontram alteradas, mas as bases ósseas, mandíbula e maxila bem posicionadas.

- Esqueléticas- em que as inclinações dos dentes posteriores se encontram bem posicionadas , mas há uma alteração da relação transversal das bases ósseas, maxila e mandíbula.

- Funcional,  mordida cruzada, geralmente ocorre na dentição de leite e pode acontecer devido a contatos dentários prematuros. A mandíbula se desloca para um posicionamento mais confortável para o paciente, ocasionando uma mordida cruzada posterior.

O ortodontista fará um diagnóstico diferencial entre as mordidas cruzadas para poder prescrever o  tratamento mais indicado para cada tipo de mordida cruzada posterior.

Causas da mordida cruzada posterior.

-Problemas respiratórios. A respiração bucal pode ser causada por renite, sinusite, adenoide e amígdalas grandes e outros.

- Chupar dedos, chupetas, roer unhas.

- Alimentação muito pastosa.

- Retenção prolongada e perdas precoces de dentes de leite.

- Fatores Genéticos.

- Hábitos de posturas incorretos como, dormir apoiando a mão na maxila ou mandíbula.

 Por que tratar a mordida cruzada posterior precocemente?

A correção precoce da mordida cruzada posterior é de extrema relevância.

Estaremos prevenindo que alterações se instalem permanentemente na maxila, mandíbula e arcadas dentárias, como assimetrias faciais severas, e proporcionaremos um correto desenvolvimento dento ósseo alveolar, podendo evitar futuras cirurgias de disjunção maxilar e ortognáticas.

A não correção precoce dessa má oclusão pode gerar problemas na qualidade de vida e autoestima das crianças e adolescentes.

Quais aparelhos podem ser usados na correção da mordida cruzada posterior?

Aparelhos fixos como: Hass, Hyrax, disjuntor de Mcnamara, Quadrihélice, Arco em W.

Aparelhos removíveis: Aparelhos Ortopédicos funcionais, aparelhos removíveis com expansores.

Elásticos intermaxilares para correção de mordida cruzada.

Quando não retificada precocemente e se estivermos diante de uma discrepância óssea severa, para a mordida cruzada posterior ser corrigida, provavelmente, cirurgia de disjunção maxilar e cirurgia ortognáticas serão necessárias.

 Gostaríamos de reiterar que a correção dessa má oclusão deve se feita o mais precoce possível, e para que isso  possa acontecer no momento correto, as crianças devem fazer consultas preventivas com o odontopediatra e o ortodontista.

Marque uma avaliação preventiva com os profissionais em Odontologia do Grupo Orto.