Tudo o que você quer saber sobre lente de contato dental

 Um sorriso bem-proporcionado influencia diretamente na qualidade de vida e autoestima do indivíduo, ajudando tanto no âmbito  psicológico, como no mercado trabalhista. A recuperação de um   sorriso favorável pode ajudar as pessoas a terem mais confiança em si mesmas.

Problemas relacionados ao posicionamento e estética dentária possuem soluções eficazes, uma delas é o uso de lentes de contato dentárias.  

A lente de contato dental na odontologia vem se tornando muito comum, pois o resultado funcional e estético tem obtido grande sucesso.

O que são as lentes de contato dentárias?

As lentes de contato dentárias são facetas ultra finas que têm como objetivo restaurar os dentes,  com o mínimo ou nenhum desgaste da estrutura dentária, por isso é considerado um procedimento conservador que pode melhorar o sorriso e saúde bucal. São laminados de cerâmica muito finos que recobrem a parte da frente do dente e são fixados no esmalte dental por cimentação adesiva. Após a cimentação, é muito importante que o dentista avalie a oclusão, para verificar se o cliente não ficou com nenhuma interferência, que possa alterar as guias de oclusão, como também causar um contato prematuro, que incomoda muito o paciente, podendo causar problemas futuros, como a fratura da lente de contato dental.

Indicações da lente de contato dental.

- Mudanças  na cor dos dentes, desde que essa alteração de cor não seja muito severa, isso  tem que ser avaliado com muita cautela pelo dentista.

- Fechamento de diastemas, ou seja, é indicada para dentes que possuem espaços entre eles.

- Restaurações em dentes com fraturas pequenas.

- Mudanças no contorno dentário, dentes com alteração de forma.

- Dentes que sofreram desgastes.

A indicação das lentes de contato depende de uma avaliação individualizada de cada caso, lembrando que cada cliente é único e tem  suas particularidades.

Contra Indicação das lentes de contato dentária.

 - dentes sujeitos à elevada carga oclusal, como o bruxismo e briquismo.

- grande destruição coronária.

- dentes apinhados, dentes muito juntos que se sobrepõem um sobre o outro.

- restaurações antigas e  extensas.

- pacientes com má higiene oral.

- presença de doença periodontal.

- Quantidade de esmalte diminuído na estrutura dentária.

Vantagens

- Podem ser feitas com desgaste mínimo, ou sem nenhum desgaste das estruturas dentárias.

- São  resistentes.

- Esteticamente muito parecidas com os dentes naturais.

- Muito mais resistentes a manchas do que as facetas de resina.

Desvantagens

- Pode haver fraturar em pessoas que possuem hábitos como o bruxismo.

- Em alguns casos, podem dar uma aparência artificial ao sorriso, por isso, cada cliente deve ser avaliado, levando em conta suas características.

- Pode não ser eficazes em dentes que possuem severa alteração de cor.

Durabilidade das lentes de Contato dentárias.

Cada cliente é único e a durabilidade dependerá dos cuidados que ele tiver com suas lentes de contato e dependerá também da qualidade do material usado para confeccioná-las.

Cuidados com as lentes de contato dentárias

- usar o fio dental e escovar corretamente os dentes para manter a saúde bucal.

- evite roer unhas, morder objetos com a boca como lápis, canetas, abrir tampas de garrafas.

- clientes que tenham ou venham a possuir o hábito de ranger os dentes, devem usar uma placa de bruxismo, forças aplicadas em excesso sobre a lente de contato podem causar danos sobre elas.

- dieta rica em alimentos com corantes podem diminuir o tempo de longevidade das lentes de contato, evite café , refrigerantes com cor, e vinhos tintos.

 O Grupo Orto recomenda que o cliente que colocou esse tipo de laminado compareça a uma consulta de manutenção de 6 em 6 meses com o seu o seu dentista.

Marque uma avaliação com um profissional em dentística estética do Grupo Orto e faça um planejamento individualizado do seu sorriso.