Preciso fazer manutenção da prótese protocolo?

Instalei a prótese protocolo. E agora? Preciso fazer manutenção com o dentista?

A resposta é sim.

Isso será essencial para o sucesso e a longevidade do protocolo.

Quando devo retornar ao dentista?

Importante ressaltar que existem várias técnicas para a manutenção do protocolo.
Nossa equipe de dentistas especialistas em cirurgia e prótese, recomenda que o retorno para essa manutenção seja de 4 em 4 meses ou de 6 em 6 meses, dependendo da higiene do paciente.

Como é feita a manutenção?

O dentista remove as resinas e o vedante, tira a prótese protocolo, higienizando e polindo-a. Todo tártaro acumulado nos implantes e na prótese protocolo deve ser removido.
Após feita a higiene da prótese extraoral, inicia-se a higiene intra oral, o cliente fará um bochecho com clorexidina a 0,12% e os componentes intermediários serão higienizados.
Os implantes serão reavaliados. Verificaremos se todos estão em função para fazermos um reaperto dos componentes protéticos instalados sobre os implantes.
Em seguida, reinstalaremos a prótese e faremos um bom ajuste oclusal.
O ajuste oclusal consiste em uma mudança na superfície dos dentes da prótese protocolo feita por desgastes buscando harmonizar os aspectos funcionais maxilomandibulares na oclusão em relação cêntrica e nos movimentos excêntricos, é essencial para o sucesso e manutenção do protocolo dentário.
Novamente, será feita a instrução de higiene oral.
Existe uma crença que quando colocamos implantes não precisamos mais ter uma higiene bucal rigorosa, mas isso não é verdade.
Com uma má higienização, poderemos ter acúmulo de resíduos de alimentos ao redor dos implantes e da prótese do protocolo causando a placa bacteriana e tártaros sobre eles.
Por isso no Grupo Orto, durante as consultas de manutenção redobramos nossas orientações sobre higiene bucal.
com o protocolo reinstalado, será marcada uma nova manutenção de 4 em 4 meses ou de 6 em 6 meses.
O que pode acontecer se eu não comparecer às manutenções de protocolo dentário?
-peri-implantite (exposição das roscas do implante no meio bucal, uma infecção ao redor do implante),
-pode ser perdida a prótese protocolo, podendo até impossibilitar a colocação de uma nova no futuro e fazendo com que paciente fique novamente edêntulo, possibilitando somente colocação de uma dentadura,
-infecções bucais que podem prejudicar a saúde sistêmica do paciente.

Nossa equipe de dentistas especialistas em prótese e implantes reiteram a significância de não faltar as consultas para manutenção da prótese protocolo.