Tratamentos Odontológicos.

Agende sua consulta!

Para que servem as borrachinhas dos aparelhos ortodônticos fixos?

Os aparelhos ortodônticos têm a função de melhorar o posicionamento dentário e tentar redirecionar o crescimento dos ossos da face. Com isso, a estética, função mastigatória, fala e deglutição  do paciente são aprimoradas.

As partes principais dos aparelhos ortodôntico fixos são os bráquetes, os fios e as borrachinhas.

Função das borrachinhas dos aparelhos ortodônticos fixos.

Uma das coisas mais prazerosas para quem usa  aparelho fixo é escolher a cor das borrachinhas durante a consulta de manutenção ortodôntica, isso se torna uma brincadeira e é muito divertido, mas elas não são somente um enfeite.

Servem para prender o fio aos bráquetes.

Quando a borrachinha segura o fio dentro dos bráquetes, ele exerce uma força no interior da canaleta dos bráquetes, fazendo com que ocorra a movimentação dentária.

A borrachinha contribui na quantidade de força que o fio exerce dentro do bráquete, por exemplo, se ortodontista verifica que se colocar a borrachinha o fio exercerá uma força inadequada para aquele movimento, pode fazer a opção em colocá-la parcialmente ou até mesmo deixar aquele bráquete sem ela.

Posso trocar a borrachinha do aparelho ortodôntico em  casa?

Em hipótese alguma podemos trocar a borrachinha em casa. Deve ser trocada pelo profissional em odontologia no consultório odontológico. Caso o aparelho estiver machucando ou quebrar, sempre entrar em contato com seu ortodontista se não puder comparecer ao consultório odontológico, ele o orientará sobre o que fazer nesses casos de emergência.

A troca de borrachinha, se feita sem o acompanhamento do dentista, pode fazer com que o fio exerça uma força em excesso aos dentes e pode causar até a perda desses elementos dentários.

O ortodontista tem papel fundamental no sucesso do tratamento ortodôntico.

Ele é o profissional especializado em Ortodontia, uma área específica da Odontologia. Sua função é trabalhar na correção da posição dos dentes do paciente e de seus ossos da face, ossos maxilar e mandibular, para que a pessoa tenha a mordida corrigida, auxiliando na limpeza e higiene, evitando dores e contribuindo com a saúde bucal.

Costumo dizer que o profissional em ortodontia é o guia do tratamento ortodôntico, é como um carro, ele só anda se estiver com um motorista. Com o tratamento ortodôntico é a mesma coisa, só teremos sucesso, se o ortodontista conduzir o tratamento e para que isso ocorra não devemos faltar às consultas de manutenção e a troca da borrachinha tem que ser feita por esse profissional.

Quando as borrachinhas devem ser trocadas?

As borrachinhas devem ser trocadas nas consultas de manutenção ortodôntica que geralmente ocorrem de 21 a 30 dias, tempo em que o dente e suas estruturas ósseas levam para se recuperar da última ativação.

Quando trocadas antes desse período podem levar a uma sobrecarga aos dentes e osso que ainda não se recuperaram e podem até mesmo causar uma reabsorção das raízes dentárias, levando a perda desses elementos.

Trocar a borrachinha do aparelho ortodôntico, também é uma forma de ativá-lo, sendo assim, o não comparecimento às consultas de manutenção onde faremos a ativação do aparelho ortodôntico através de diversos procedimentos, inclusive trocando as borrachinhas, atrasa e prejudica o tratamento ortodôntico.

Ficou com alguma dúvida?

Marque uma avaliação com um dos nossos profissionais em Ortodontia e venha ter um Sorriso Grupo Orto.

 

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Nós ligamos para você!
Informe seu telefone e agende uma Avaliação.

separador 
captcha

 

Grupo Orto

Atualmente com 16 unidades, localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, o Grupo Orto já cuidou do sorriso de mais de 100 mil pacientes, comprovando a credibilidade conquistada e a excelência dos serviços prestados nos últimos 19 anos.

CONHEÇA NOSSAS UNIDADES

 



Aparelho para os seus dentes é aqui no GRUPO ORTO.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

 

Curta nossa Fan Page!

Siga nosso Instagram!

 

Grupo Orto - Odontologia de A a Z
Dr. Eduardo Mariano Pioltine | Resp. Técnico - CROSP: 104602 - CROSP-CL: 7157
Todas as imagens são meramente ilustrativas.