Os 11 tipos tipos de aparelhos Ortodônticos mais usados.

 

Os aparelhos ortodônticos têm a função de melhorar o posicionamento dentário e tentar redirecionar o crescimento dos ossos da face. Com isso, a estética, função mastigatória, fala e deglutição  do paciente são aprimoradas.

 

Como eram os primeiros aparelhos ortodônticos?

Os primeiros aparelhos ortodônticos eram rudimentares e causavam muito  desconforto.

Os primeiros aparelhos provavelmente surgiram no Egito, na Grécia e na Civilização Maia, onde foram encontrados artefatos de aparelhos dentários em túmulos arqueológicos, mas foi na França com Pierre Fauchard que surgiu o primeiro aparelho ortodôntico descrito.

Porém, a maioria dos norte-americanos acredita que a Ortodontia teve origem com Edward H. Angle, que publicou “Um sistema de Aparelhos para  Corrigir Irregularidades dos Dentes”.

Os primeiros aparelhos foram feitos de metais duros como prata, bronze e  ouro.

 

Tipos de aparelhos ortodônticos mais usados:

1 - Aparelhos fixos: São aparelhos,geralmente, colados ou cimentados aos dentes que não podem ser removidos nem, ao menos, para higienização bucal. Como exemplos, encontramos:

2 - Aparelhos fixos metálicos: são aparelhos convencionais, os quais possuem dispositivos nomeados por bráquetes que são colados aos dentes, por meio de uma resina. Os bráquetes possuem uma canaleta conhecida como slot por onde passam os fios que farão a movimentação dentária. Esses fios são presos aos bráquetes por ligaduras elásticas, conhecidas borrachinhas, que podem ser transparentes ou coloridas . Nesse tipo de aparelho encontramos as bandas que, usualmente, são cimentadas nos dentes posteriores para obterem maior resistência à quebra.

É o aparelho mais procurado por trazer resultados bem satisfatórios e o custo não ser tão alto.

3 - Aparelhos fixos estéticos: possuem basicamente as mesmas características dos aparelhos metálicos, mas são bem mais estéticos, pois ficam quase da cor dos dentes, muito conhecidos como aparelhos transparentes.

 Podem ser confeccionados de resina, policarbonato,  tornando-se um aparelho mais frágil com um grande índice de quebras. Os de porcelana são mais resistentes e com menos chance de manchar, geralmente, não mudam de cor. O aparelho safira que é feito de porcelana monocristalina, é um aparelho altamente estético, mas com um custo mais elevado.

4 - Aparelhos linguais- São aparelhos colados nas faces linguais dos dentes, na parte de trás. Sua grande vantagem é ser quase que imperceptível, ser demasiadamente estético, pois quase não aparecem quando o paciente sorri devido à face dentária onde são posicionados.

5 - Aparelhos Autoligados- Este tipo de aparelho não precisa da borrachinha para prender o fio no slot, ele tem uma espécie de aleta que trava o fio dentro dele. Nos aparelhos convencionais, as borrachinhas que prendem o fio. No autoligado, este sistema para prender o  fio já se encontra acoplado ao bráquete.

6 - Aparelhos Expansores fixos: aparelhos que ficam fixos no “céu da boca “ e servem para aumentar o palato de tamanho ou desinclinar dentes posteriores que estão inclinados para lingual, ou seja, a impressão que dá é que a arcada dentária foi espremida, está pequena. Indicado para correções de mordidas cruzadas posteriores tanto em crianças, adolescentes e adultos dependendo do caso.

 

7 - Aparelhos móveis: São aparelhos que podem ser removidos, podem ser retirados em alguns momentos do dia, dependendo da orientação do ortodontista. Entre eles, encontramos:

8 - Os aparelhos ortopédicos que tem a função de tentar redirecionar o posicionamento dos ossos da face, por isso, sendo utilizados quando ainda encontramos crescimento ósseo;

9 - As contenções que mantém o posicionamento dentário pós tratamento;

10 - arco extra-bucal que tem o objetivo de distalizar os molares superiores e redirecionar o crescimento maxilar;

11 - Os alinhadores são aparelhos mais modernos e marcam um avanço na ortodontia digital. São aparelhos ortodônticos removíveis e personalizados, quase que transparentes. São um conjunto de placas individualizadas e únicas para cada cliente. O paciente faz um escaneamento bucal e, através dele, poderemos conseguir uma antecipação dos movimentos dentários que serão necessários para corrigir a má oclusão. É possível fazer um planejamento em 3D que mostra ao cliente uma prévia de como ficará seu posicionamento dentário no final do tratamento. Através do escaneamento serão confeccionadas as placas alinhadoras.

 

Citamos aqui, alguns dos aparelhos dentários mais usados.

Marque uma consulta de avaliação no Grupo Orto com um dos nossos profissionais de Ortodontia que vai orientá-lo qual o tipo de aparelho será mais indicado  para a correção da sua má oclusão.

Lembrando que fazemos sempre um tratamento ortodôntico planejado e individualizado para  cada um dos nossos clientes.

 

Referências-

  1. Moyers RE. Ortodontia. Rio de Janeiro: GuanabaraKoogan; 1979.