Os 10 sinais que podem indicar que você precisa de tratamento ortodôntico.

 

O tratamento ortodôntico é um procedimento muito delicado e o ortodontista é responsável pelo diagnóstico, planejamento e execução do caso do cliente e, é ele que tem a responsabilidade em indicar ou não o tratamento ortodôntico.

Prestem atenção em alguns sinais que podem indicar que você está precisando fazer um tratamento ortodôntico.

 

O que são aparelhos ortodônticos, para o que servem?

Os aparelhos ortodônticos são dispositivos utilizados pelo ortodontista e têm a função de melhorar o posicionamento dentário e tentar redirecionar o crescimento dos ossos da face. Com isso, a estética, função mastigatória, fala e deglutição  do paciente são aprimoradas.

Identifique os 10 sinais que podem sugerir que você precisa de tratamento ortodôntico.

 

1 - Dentes para frente.

Geralmente, o cliente chega com a reclamação que seus dentes superiores estão para frente.

Nesse tipo de problema, poderemos encontrar, realmente, os dentes superiores para frente ou a base óssea maxilar para frente, que é causada por um excesso de crescimento da maxila  ou a base óssea mandibular para trás, que é causada pela falta de crescimento do “queixo”, conhecida como um retrognatismo mandibular, mas somente o ortodontista poderá saber, com certeza, se os dentes estão para frente e se há a necessidade da intervenção ortodôntica.

 

2 - Espaços entre os dentes.

 Um fator que pode indicar que está precisando de tratamento ortodôntico é quando acontecem os espaços entre os dentes. Isso se caracteriza quando o dente não entra em contato com o seu vizinho, existe um espaço entre eles, uma lacuna, existe um diastema que incomoda esteticamente o cliente e interferi na sua oclusão.

Esses espaços nem sempre precisam de correção ortodôntica, por isso, muito importante a consulta com um ortodontista.

 

3 - Dentes tortos.

Outro alerta que pode indicar que precisa de aparelho ortodôntico é quando seus dentes se encontram tortos, girados mal posicionados.

Dentes tortos podem causar acúmulo de tártaros, bruxismo, briquismo, problemas na ATM, dificuldade na fala, dores de cabeça, gengivite, cáries.

Lembrando sempre que quem indicará a necessidade  do  uso ou não do aparelho ortodôntico é um profissional em ortodontia.

 

4 - Dentes apinhados.

Dentes apinhados também podem ser um indicativo do uso de aparatologia ortodôntica. Encontramos um dente em cima do outro, não há espaço para todos os dentes na boca.

Podem causar muito desconforto estético para o cliente e também causam as mesmas intercorrências de quando os dentes estão tortos.

 

5 - Sorriso torto.

Um sorriso harmônico sempre traz muitos benefícios as pessoas, principalmente, hoje em dia, onde a estética e a beleza são muito cultuadas.

Um indicativo que alguma coisa está errada e talvez precise de intervenção de um profissional em ortodontia é quando o sorriso está torto, um lado do plano oclusal dentário, um lado do sorriso se encontra mais alto ou mais baixo do que o outro lado.

 

6 - Abertura no sorriso.

Essa abertura é chamada de mordida aberta. Quando os dentes superiores não se tocam, não entram em contato com os dentes inferiores com o paciente de boca fechada.

Geralmente, casos de mordida aberta necessitarão de tratamento, mas somente o profissional em Ortodontia poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ortodôntico.

 

7 - Dificuldades na fala.

Dificuldades na fala são causadas por vários fatores. Uma má oclusão como dentes tortos, apinhados, dentes separados, mordida aberta e mordida cruzada podem estar atrapalhando a dicção e dificultando a formação das palavras.

Somente o ortodontista é capaz de avaliar se problemas oclusais existem e se devem ser tratados para que não prejudiquem a fala do paciente.

 

 8 - Dores de cabeça.

Dentes tortos e desalinhados e outras má oclusões podem causar dores de cabeça.

Quando cliente já foi avaliado por um médico, e a dor de cabeça não está relacionada a outra causas, pode ser que ela esteja sendo causada pelo mal posicionamento dentário, cabe ao profissional em Ortodontia fazer essa avaliação.

 

9 - Dores na região da ATM.

Muitas má oclusões causam dores na ATM. Dentes tortos, desalinhados, mal posicionados, mordidas cruzadas, mordidas profundas, dentes para frente, dentes apinhados podem causar alterações na articulação temporomandibular.

 Em alguns casos só o tratamento ortodôntico resolve o problema das dores nessa região, em outros precisaremos lançar mão de outros tratamentos, por isso muito importante, começaram com dor , ruídos, estalidos e barulhos na ATM, procure um profissional em Ortodontia.

 

10 - Dores de ouvido.

Dores e zumbidos no ouvido podem ser consequência de um problema do posicionamento dentário.

Se cliente já foi avaliado pelo médico e não possui outras causas para esse problema, ortodontista avaliará se paciente possui alguma má oclusão que pode estar causando esses problemas e indicará  a terapia ortodôntica.

 

SOMENTE O ORTODONTISTA É CAPAZ DE AVALIAR SE CLIENTE PRECISA OU NÃO DE TRATAMENTO ORTODÔNTICO.

MARQUE UMA CONSULTA COM UM DOS NOSSOS PROFISSIONAIS EM ORTODONTIA.