O tártaro pode levar a perda de dentes? Como faço para removê-lo?

 

A placa bacteriana é formada por bactérias e resíduos alimentares, quando   não é eliminada durante a escovação ou com o uso de fio dental, ela se mineraliza, se calcifica e se adere a superfície dentária  formando o tártaro. Popularmente conhecido como “pedra” ou cálculo dental.

Esse tártaro pode levar a perdas dentárias, pois pode causar uma gengivite que pode evoluir para uma periodontite que destrói os tecidos e ossos que envolvem os dentes, podendo causar uma perda dental, e também podem causar uma endocardite bacteriana.

A raspagem periodontal é o tratamento indicado   para remoção do tártaro supra e sub gengival.

 

Onde encontramos o tártaro?

Cálculo supra- gengival: é quando ele se encontra acima da gengiva na superfície dentária, é mineralizado, geralmente de cor amarelada, de fácil visualização até mesmo pelo paciente.

Cálculo sub-gengival: é quando ele se encontra abaixo da gengiva, na coroa e nas raízes dentais, ficando assim, mais difícil para o paciente visualizar o tártaro. Também mineralizado e endurecido.

 

O que o tártaro pode causar?

O tártaro pode causar gengivite, periodontite e até mesmo a cárie.

A placa bacteriana se acumula sobre os dentes, se não for removida endurece e se transforma em tártaro.

A placa bacteriana e o tártaro causam uma inflamação entre as gengivas e os dentes. Essa inflamação, com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente, caracterizando a periodontite, podendo levar a uma perda de dentes. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção também, que pode levar o paciente a ter endocardite bacteriana é uma complicação grave da periodontite. Estudos mostram que as bactérias instaladas nas bolsas periodontais podem disseminar-se na corrente sanguínea, alojar-se nas válvulas cardíacas e comprometer a circulação do sangue e o funcionamento do coração.

 

Como prevenir a formação do tártaro?

  1. Para que o tártaro não aparece devemos ter uma correta higienização bucal com a escovação dental, o uso do fio dental e poderemos complementar com o uso de enxaguantes bucais. Muitos pacientes se esquecem e não dão importância ao uso do uso do fio dental. A utilização do fio ou fita dental é de extrema relevância, pois consegue limpar onde a escova dental não alcança.
  2. Uma correta nutrição também pode evitar o tártaro. Dietas ricas em açúcares e carboidratos podem levar o aparecimento do tártaro.
  3.  As consultas preventivas odontológicas vão ajudar na prevenção e detecção precoce do tártaro.

 

Como remover o tártaro?

O tártaro depois de instalado só poderá ser removido por um dentista através da raspagem periodontal.

A raspagem é feita por meio de ultrassom e instrumentos odontológicos, dependendo da quantidade do tártaro pode ser feita em uma ou mais sessões.

Em alguns casos, o cirurgião dentista pode usar antibióticos de forma profilática ou, se necessário, após a raspagem periodontal, se infecção estiver instalada. Nesses casos, o dentista também poderá fazer o uso de enxaguantes bucais específicos para esse problema.

 

Importância da Raspagem Periodontal

  1. Remove o tártaro e a placa bacteriana.
  2. Removendo o tártaro e placa bacteriana, consequentemente, a gengivite desaparecerá.
  3. Poderemos evitar que a gengivite evolua para periodontite e cause perdas dentárias.
  4. Poderemos evitar a endocardite bacteriana causada pela periodontite.
  5. Dentes ficarão limpos e polidos, com uma gengiva de cor e aspectos muito mais saudáveis.
  6. A raspagem periodontal melhora saúde e estética do sorriso.
  7. Melhora a autoestima e confiança.

 

Procure sempre um dentista do Grupo Orto. As consultas de acompanhamento de 6 em 6 meses para prevenção do tártaro e de outras doenças bucais são de extrema importância.

Vem para o Grupo Orto, aqui sua saúde e satisfação é nossa prioridade.