Minha gengiva está sangrando. O que fazer?

 

Sabe aquele sangramento que aparece na gengiva, ou aquela gengiva grossa e espessa com alteração de cor?
Muitas vezes, não damos a devida importância a esse fato.
Essa inflamação na gengiva (gengivite), pode evoluir e tornar-se crônica, ficando conhecida como periodontite, que é a destruição dos tecidos de suporte dos dentes (parte da gengiva, do ligamento periodontal – que liga o osso ao dente – e do osso alveolar). Esse quadro (periodontite) pode levar à mobilidade dentária e, em estágio avançado, ocasiona a perda total dos dentes, além de se mostrar associado a algumas alterações sistêmicas, como diabetes e problemas do sistema cardiovascular.
Muitos pacientes só vão ao dentista quando percebem que seus dentes já estão amolecidos e já não têm mais como serem mantidos na boca.
Nossa equipe de dentistas especialistas em periodontia, recomenda uma consulta odontológica preventiva a cada 6 meses, lembrando que a saúde bucal reflete no funcionamento de todo organismo.

 

Quais são os três estágios da doença periodontal?

Gengivite
É o primeiro estágio da doença periodontal. Devido ao acúmulo de placa bacteriana, a gengiva apresenta vermelhidão e inchaço, e sangramentos durante a escovação e uso do fio dental. É muito importante consultar um dentista para evitar que a doença evolua para uma periodontite.
Periodontite
Nesse segunda fase, a inflamação bacteriana afeta definitivamente o osso de sustentação e as fibras que dão apoio e suporte aos dentes.
Periodontite avançada
Durante o estágio mais severo da doença periodontal, o dente pode ficar mole porque o osso de sustentação e as fibras necessárias para dar sustentação aos dentes estão seriamente afetados. O amolecimento dos dentes também leva a alterações da mordida do paciente.
Nessa fase, pode ser que os dentes amolecidos têm que ser extraídos.

 

O que pode causar a Periodontite?

A placa bacteriana se acumula sobre os dentes, se não for removida endurece e se transfoma em tártaro.
A placa bacteriana e o tártaro causam uma inflamação entre as gengivas e os dentes. Essa inflamação, com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção também.
A endocardite bacteriana é uma complicação grave da periodontite. Estudos mostram que as bactérias instaladas nas bolsas periodontais podem disseminar-se na corrente sanguínea, alojar-se nas válvulas cardíacas e comprometer a circulação do sangue e o funcionamento do coração.

 

Sintomas da doença periodontal:

  • Sangramento Gengival
  • Dentes amolecidos
  • Pus e secreções entre dentes e gengivas
  • Retrações Gengivais
  • Mau hálito persistente

 

Tratamento da doença Periodontal:

  • Além de uma limpeza minuciosa no consultório, uma raspagem periodontal supra e sub gengival.
  • Orientação de higiene oral como forma de prevenção da doença periodontal.
  • Se houver necessidade, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos.
  • Em alguns casos, é necessário fazer uma pequena cirurgia nas áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.