Meus dentes estão entortando, como resolver esse problema?

 

Dentes tortos são uma queixa muito frequente na clínica odontológica. Pode acontecer tanto na fase infantil como na vida adulta.

Muito comum, o paciente chegar ao consultório do dentista e reclamar que seus dentes entortaram, de repente, do nada, ou famílias que já chegam relatando que percebem que a criança tem dentes tortos desde bem pequenos.

Por que isso acontece? Tem solução?

Nesse texto farei um breve relato do que pode estar acontecendo e como prevenir e resolver esse incômodo com o uso de aparelhos ortodônticos.

 

Causas dos Dentes tortos:

  • Fatores Hereditários.
  • Doenças respiratórias, como: renites, sinusites, respiração bucal.
  • Doença periodontal.
  • Bruxismo.
  • Hábitos incorretos de postura.
  • Sucção de chupetas, mamadeiras e dedos.
  • Roer unhas e morder objetos.
  • Dentes do siso mal posicionados e sem espaços nas arcadas dentárias.
  • Cáries
  • Perdas dentárias precoces de dentes de leite e perda dos dentes permanentes.
  • Má nutrição.
  • Traumas.
  • Falta de espaços para os dentes nas arcadas dentárias.

 

Tem como prevenir esse problema?

Um dos meios mais relevantes para a prevenção dos problemas relacionados ao posicionamento dentário são as consultas preventivas ao dentista de 6 em 6 meses, na fase adulta e na infância , pois é nessa consulta que o profissional irá detectar precocemente alterações ósseas e dentárias e o porquê disso estar acontecendo, podendo diagnosticar a causa do problema o mais rápido possível  e corrigi-lo.

Em muitos casos, o tratamento será multifatorial, poderão estar envolvidos não somente o ortodontista, mas terapeutas, médicos, fonoaudiólogos, odontopediatras, cirurgiões buco maxilo, periodontistas, dentistas especialistas em próteses e estética e o protético.

Um exemplo: Adulto com dentes tortos, doença periodontal ativa, perda óssea severa.  Nesse caso, será imprescindível que além do ortodontista, o periodontista também seja consultado para o tratar a doença periodontal que é a causa dos dentes estarem tortos.

Problemas como bruxismo, cáries, doenças periodontais, hábitos incorretos de postura, falta de espaços para os dentes do siso poderão ser detectados nessas consultas preventivas até mesmo antes que os dentes fiquem tortos.

As consultas odontológicas preventivas podem evitar as perdas precoces dos dentes de leite e perdas de dentes permanentes.

Evitar hábitos como morder objetos, roer unhas, hábitos incorretos de postura, chupar dedos, sucção de mamadeiras e chupetas podem contribuir para prevenir não somente os dentes tortos, mas várias outras más oclusões.

Uma boa nutrição contribui para o desenvolvimento saudável da criança e influencia a prevenção de muitas más oclusões tanto na fase adulta, como na fase infanto-juvenil.

Uma das formas mais importantes de prevenir muitas alterações de posicionamento ósseo e dentário, é o tratamento ortodôntico precoce. Uma das causas de dentes tortos é a falta de espaços nas arcadas dentárias, que poderão ser evitadas, se fizermos um tratamento ortodôntico o mais cedo possível.

Vale lembrar que a primeira consulta odontológica deve ser feita antes mesmo de os dentes de leite nascerem.

 

Dentes tortos e aparelhos ortodônticos.

Uma das soluções para correção de dentes tortos são os aparelhos ortodônticos.

Na fase infanto juvenil, poderemos lançar mão de aparelhos ortopédicos, aparelhos expansores, disjuntores, aparelho extra bucais para que possamos corrigir alterações ósseo alveolares, melhorando o posicionamento das bases ósseas e evitando que os dentes entortem.

Quando já encontramos os dentes tortos, poderemos corrigi-los com uso de aparelhos citados acima e também utilizar aparelhos ortodônticos fixos convencionais e alinhadores.

Atualmente, os aparelhos alinhadores têm sido uma alternativa muito eficaz e estética para quem tem dentes tortos e não quer fazer o uso dos aparelhos ortodônticos convencionais fixos.

 

Sempre ressaltando que cada cliente tem suas características e particularidades.

As consultas odontológicas preventivas são de extrema importância para manter sua saúde bucal.

Marque uma consulta com um dos nossos profissionais em odontologia e tenha seus problemas resolvidos.