Como limpar meu aparelho ortodôntico?

 

1 - Escolha a escova dental certa

Dê preferência uma escova dental macia, extra macia ou ortodôntica.

Troque de 3 em 3 meses para que as cerdas sejam capazes de limpar mecanicamente os dentes e braquetes.

Faça movimentos circulares sobre os dentes e braquetes, em seguida, movimentos de varredura no sentido da gengiva para o dente e depois movimento de vai e vem sobre os braquetes, não se esqueça de escovar nenhuma face dentária.

2 - Escovas interdentais

A escova interdental não substitui a escova dental, serve como complemento da escovação, facilitando a remoção da placa bacteriana entre os braquetes, fios e dentes.

3 - Fio dental

O fio dental remove a placa bacteriana entre os dentes.

Costumo dizer que a escova dental não substitui o fio dental e vice e versa.

Quando estamos fazendo o uso de aparelho ortodôntico fixo, devemos usar o passa fio que auxilia a colocação do fio dental em baixo do fio do aparelho, facilitando o seu uso.

4 - Enxaguante Bucal

Se for usar um enxaguante bucal, faça a opção por um sem álcool. O seu ortodontista o orientará sobre a necessidade ou não do uso do enxaguante.

5 - Elásticos intermaxilares, placas removíveis, contenções, aparelhos ortopédicos e alinhadores

Remova todos os dispositivos móveis antes da escovação dental.

Após a escovação dental, escove e limpe seus aparelhos removíveis com a escova dental, água morna para fria e um pouco de pasta dental, agora nos alinhadores não usem a pasta, somente água e escova.

Após a limpeza seque seus dispositivos móveis.

Os profissionais em Ortodontia do Grupo Orto podem orientá-los sobre a forma correta de higienização do seu aparelho ortodôntico.