Você sabe tudo mesmo sobre os elásticos usados nos aparelhos ortodônticos?

A ortodontia moderna e contemporânea vem utilizando de ferramentas eficazes que colaboram para que o objetivo do tratamento ortodôntico seja alcançado, uma delas é a utilização dos elásticos intermaxilares durante a terapêutica ortodôntica.

Um dos segredos para o sucesso dos elásticos se encontram no planejamento de quando e como serão empregados, levando sempre em consideração que as forças exercidas por eles têm que ser medidas e mensuradas para que não ocasionemos prejuízos as estruturas ósseas e dentárias adjacentes.

Qual a função dos elásticos?

Como citamos acima servem para auxiliar no tratamento ortodôntico.

São capazes de gerar forças leves e constantes, que podem fechar espaços, corrigir Classe II e III, retrair os caninos, e também servem para fazer a intercuspidação durante a finalização do tratamento ortodôntico.

Tipos de elásticos.

Elásticos de separação:Geralmente, encontrados na cor azul, tem a função de separar um dente do outro, criando um espaço entre eles para que sejam colocadas as bandas e também para fazermos desgastes interproximais.

Ligaduras elásticas: São as famosas borrachinhas dos aparelhos fixos convencionais.

Uma das coisas mais prazerosas para quem usa  aparelho fixo é escolher a cor das borrachinhas durante a consulta de manutenção ortodôntica, isso se torna uma brincadeira e é muito divertido, mas elas não são somente um enfeite.

Servem para prender o fio aos bráquetes.

Quando a borrachinha segura o fio dentro dos bráquetes, ele exerce uma força no interior da canaleta dos bráquetes, fazendo com que ocorra a movimentação dentária.A borrachinha contribui na quantidade de força que o fio exerce dentro do bráquete, por exemplo, se ortodontista verifica que se colocar a borrachinha o fio exercerá uma força inadequada para aquele movimento, pode fazer a opção em colocá-la parcialmente ou até mesmo deixar aquele bráquete sem ela.

Somente o dentista pode fazer a troca dessa borrachinha.

Elásticos circulares: Podem ser intrabucais ou extrabucais, intermaxilares ou intramaxilares.

São aqueles elásticos usados, para ajudar na correção da Classe II, II e correção de mordida aberta, e na finalização fazendo a intercuspidação dentária.

Esse elástico, na maioria dos casos é colocado e removido pelo paciente, e o sucesso desse procedimento dependerá da colaboração do mesmo.

Elásticos Correntes: São ligaduras unidas uma a outra, servem para fechar espaços e retrair caninos.

São encontradas no tamanho Curto, Médio e Longo e em diversas cores.

Não é todo paciente que fará o uso desse elástico, para que isso ocorra deve possuir em sua oclusão fatores que justifiquem o uso desse dipositivo.

ELÁSTICO NÃO É UM ENFEITE DO APARELHO, TEM UMA FUNÇÃO E SE NÃO FOR BEM INDICADO PODE TRAZER PREJUÍZOS AOS DENTES E AS SUAS ESTRUTURAS DE SUPORTE.

Sucesso da utilização dos elásticos.

Isso dependerá do ortodontista ter feito um correto planejamento do caso, determinando se há ou não a necessidade do uso dos elásticos, se houver, quando utilizá-los, qual o elástico a ser usado e a  força correta para aquele paciente.

Lembrando que, o uso incorreto e indevido dos elásticos, podem causar uma reabsorção dentária e óssea que levará a perda do elemento dentário.

Para que  o elástico obtenha o resultado esperado, em alguns casos, dependeremos da colaboração do paciente que deverá seguir as orientações do seu ortodontista sobre o tempo de uso desse dispositivo, e também sobre o lugar e a forma de colocação desses elásticos.

AQUI, NO GRUPOORTO VOCÊ TEM SEU CASO PLANEJADO  E DIAGNÓSTICADO INDIVIDUALMENTE.