Tem certeza que você higieniza seu protocolo dental corretamente?

O protocolo dental se caracteriza por ser uma prótese total, semelhante a uma ponte dentária, semelhante a uma dentadura que fica fixa aos implantes através de parafusos. Infinitamente mais confortável que as dentaduras.

Indivíduos que perderam seus dentes e querem melhorar a qualidade de vida tem como uma solução o protocolo.

Como higienizar o protocolo dental?

O protocolo dental será higienizado diariamente com escova dental, pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal após cada refeição.

Existem no mercado escovas unitufos que facilitam a remoção dos resíduos alimentares entre a prótese, os implantes e gengivas.

O uso do fio dental será facilitado com o auxilio de um passa fio que ajuda na colocação do fio entre a prótese e a gengiva. Existem fios dentais que possuem a ponta mais rígida facilitando seu uso para os clientes que utilizam esse tipo de prótese.

O dentista deve recomendar a pasta dental para seu cliente, pois, muitas podem conter substâncias abrasivas que podem danificar a prótese, o mesmo pode acontecer com os enxaguantes bucais que podem possuir substâncias que podem agredir o protocolo dental.

Jatos de água portáteis sobre pressão contribuem muito para a limpeza do protocolo.

Após o consumo de alimentos coloridos como vinhos, cafés, beterraba, a higienização dentária deve ser feita imediatamente, pois eles podem pigmentar a prótese protocolo.

Consultas de manutenção do protocolo, tenho que fazê-las?

Essas consultas são essenciais para aumentar a durabilidade do protocolo dental.

O dentista remove as resinas e o vedante, tira a prótese protocolo, higienizando e polindo-a. Todo tártaro acumulado nos implantes e na prótese protocolo deve ser removido.

Após feita a higiene da prótese extraoral, inicia-se a higiene intra oral, o cliente fará um bochecho com clorexidina a 0,12% e os componentes intermediários serão higienizados.

Os implantes serão reavaliados. Verificaremos se todos estão em função para fazermos um reaperto dos componentes protéticos instalados sobre os implantes.

Em seguida, reinstalaremos a prótese e faremos um bom ajuste oclusal.

O ajuste oclusal consiste em uma mudança na superfície dos dentes da prótese protocolo feita por desgastes buscando harmonizar os aspectos funcionais maxilomandibulares na oclusão em relação cêntrica e nos movimentos excêntricos, é essencial para o sucesso e manutenção do protocolo dentário.

Novamente, será feita a instrução de higiene oral.

Existe uma crença que quando colocamos implantes não precisamos mais ter uma higiene bucal rigorosa, mas isso não é verdade.

Com uma má higienização, poderemos ter acúmulo de resíduos de alimentos ao redor dos implantes e da prótese do protocolo causando a placa bacteriana e tártaros sobre eles.

Por isso no Grupo Orto, durante as consultas de manutenção redobramos nossas orientações sobre higiene bucal.

Com o protocolo reinstalado, será marcada uma nova manutenção de 4 em 4 meses ou de 6 em 6 meses.

O que pode acontecer se eu não comparecer às manutenções de protocolo dentário?

-peri-implantite (exposição das roscas do implante no meio bucal, uma infecção ao redor do implante),

-pode ser perdida a prótese protocolo, podendo até impossibilitar a colocação de uma nova no futuro e fazendo com que paciente fique novamente edêntulo, possibilitando somente colocação de uma dentadura,

-infecções bucais que podem prejudicar a saúde sistêmica do paciente.

 Indicação.

Pacientes totalmente ou parcialmente desdentados
Todos os pacientes que tiverem a saúde satisfatória e tenham indicação para o procedimento.

Você sabe quem não pode fazer o protocolo?

Doenças sistêmicas graves contraindicam o protocolo.

Benefícios

Funcionalidade melhorando a mastigação

Estética

Melhora a autoestima

Melhora problemas gástricos

Elimina a utilização de próteses móveis (dentaduras e próteses parciais removíveis).

Nossa equipe de dentistas especialistas em protocolo está preparada para indicar as melhores técnicas de colocação dos implantes para fixação das próteses sobre ele levando sempre em conta a saúde bucal e sistêmica dos no nossos clientes.
O Grupo Orto quer ajudar você a mudar sua qualidade de vida.
A sua satisfação é nossa maior prioridade.