Planejamento individualizado na Ortodontia?

A ortodontia é área da odontologia que se interessa pelo estudo do crescimento do complexo crânio facial, do desenvolvimento da oclusão e do tratamento das anomalias dento faciais.

O que isso tem de importância para o meu tratamento ortodôntico?

Isso significa que uma das partes mais importantes do tratamento ortodôntico são o diagnóstico e o planejamento do caso do cliente. O tratamento ortodôntico engloba não somente os dentes, mas também bases ósseas (mandíbula e maxila), face, musculatura facial, deglutição e outros.

O diagnóstico é saber qual é o problema do cliente, saber o que ele tem para depois traçarmos as estratégias de como corrigir essas disfunções.
Na primeira consulta, o ortodontista fará um exame de rotina que colherá informações sobre a saúde bucal, análise da musculatura facial, das características faciais externas, analisará a forma facial, deglutição, dicção, respiração, oclusão, saúde geral do cliente entre outras coisas, em seguida, pedirá uma série de exames ( radiografias, fotografias, tomografias escaneamento intraoral e etc.) que servem para complementar o diagnóstico.

PLANEJAMENTO ORTODÔNTICO INDIVIDUALIZADO.

Após feito o diagnóstico, o ortodontista fará um plano de tratamento, traçará um caminho a seguir para alcançar um objetivo.

O planejamento do caso que é feito pela análise das informações colhidas na primeira consulta juntamente com os exames complementares. O ortodontista escolherá que tipo de aparelho usar ( móvel, fixo ou alinhador), se o caso é cirúrgico ou não, se dentes serão ou não extraídos, encaminhará o cliente para passar por avaliação de outros especialistas na área odontológica se isso for necessário, fará encaminhamento para fonoaudióloga, otorrino e outros profissionais também se for necessário, ou seja, aqui traçará as diretrizes do tratamento.

A apresentação do diagnóstico e do planejamento ortodôntico individualizado para o nosso cliente.

Nesta fase, o ortodontista apresentará ao cliente as soluções para correção do seu problema ortodôntico, pois em muitos casos existem várias maneiras para correção do problema, enquanto que para outros casos existem apenas uma única solução. Esse é um dos momentos ideais para o cliente tirar dúvidas de como será seu tratamento, quantos aparelhos terão que usar, que tipo de aparelho é melhor para seu caso e nas questões que o cliente achar importante perguntar.
Nossa equipe de dentistas especialistas em ortodontia do Grupo Orto, tem como prioridade o atendimento individualizado para cada cliente, pois tem profundo conhecimento que devemos planejar o tratamento ortodôntico dos mesmos, baseado em suas características individuais que determinarão o caminho a ser seguido para a correção das alterações ortodônticas.

O que gostaríamos de salientar é que o tratamento ortodôntico não é simplesmente colocar o aparelho e, sim requer um estudo particularizado das características bucais e faciais de cada indivíduo. Como exemplo, quando um cliente acredita estar com os dentes muito para frente, o ortodontista avalia se realmente são os dentes que estão para frente, se é um problema dentário ou se é um problema ósseo, pois talvez seus dentes estejam posicionados corretamente, mas suas bases ósseas ( mandíbula e maxila) que estejam com alterações, por isso o diagnóstico e planejamento são fundamentais para o tratamento ortodôntico.

A equipe de dentistas especialistas em ortodontia do Grupo Orto está capacitada para fazer um planejamento ortodôntico individualizado para cada cliente.

Marque sua avaliação com um dos nossos dentistas especialistas em ortodontia e tenha seu tratamento ortodôntico planejado de acordo com suas características faciais, dentárias e esqueléticas.