Dentes separados, como corrigi-los?

 

A busca pela beleza e  estética vem aumentando a cada dia, e isso inclui a pretensão de um sorriso perfeito.

Padrões estéticos mudam de tempos em tempos. Dentes separados já foram considerados um charme da beleza natural, hoje, buscamos um sorriso mais branco, com dentes de tamanhos iguais e sem espaços entre eles.

Uma boa notícia é que existem muitas soluções para correção dos dentes que possuem espaços entre eles.

Dentes separados são conhecidos também como dentes que possuem diastemas.

O que são dentes separados?

São dentes que não encostam nos seus dentes vizinhos, existe um espaço uma lacuna entre eles.

Isso pode acontecer, tanto nos dentes posteriores como nos dentes anteriores, mas a maioria dos pacientes se incomoda quando acontece na região anterior.

O que dentes separados podem causar?

Dentes separados, além de causarem prejuízos estéticos, podem causar alterações na pronúncia das palavras, alterações fonéticas. Podem causar alterações nas posições dentárias, caracterizando algumas más oclusões, as mais conhecidas são dentes tortos, inclinados e desalinhados, podendo causar inflamações gengivais, principalmente, se estiverem relacionados a dentes posteriores.

As principais causas dos dentes separados

- Diferença no tamanho dos dentes.

- Sucção de dedos, chupetas e mamadeiras.

- Ausências dentárias.

- Problemas na forma e no posicionamento da inserção dos freios labiais.

- Pressão incorreta da língua nos dentes ao engolir.

Como corrigir os dentes separados?

Lente de contato dental

As lentes de contato dentárias são facetas ultrafinas que têm como objetivo restaurar os dentes,  com o mínimo ou nenhum desgaste da estrutura dentária, corrigindo assim  os espaços entre os dentes, por isso é considerado um procedimento conservador que pode melhorar o sorriso e saúde bucal. São laminados de cerâmica muito finos, que recobrem a parte da frente do dente, e são fixados no esmalte dental por cimentação adesiva. Após a cimentação, é muito importante que o dentista avalie a oclusão, para verificar se o cliente não ficou com nenhuma interferência, que possa alterar as guias de oclusão, como também causar um contato prematuro, que incomoda muito o paciente, podendo causar problemas futuros, como a fratura da lente de contato dental.

Lentes de contato dentária são uma solução muito eficaz para fechamento de espaços entre os dentes, proporcionando um sorriso mais harmônico.

Aparelhos ortodônticos fixos

Uma das soluções para o fechamento de espaços para os dentes separados é a utilização do tratamento ortodôntico feito com aparelhos com braquetes colados nos dentes. Esse tipo de dispositivo é capaz de fechar os espaços entre os dentes e é muito utilizado para isso.

Aparelhos ortodônticos conhecidos como alinhadores

São aparelhos mais modernos e marcam um avanço na ortodontia digital. São aparelhos ortodônticos removíveis e personalizados, quase que transparentes. São um conjunto de placas individualizadas e únicas para cada cliente. O paciente faz um escaneamento bucal e, através dele, poderemos conseguir uma antecipação dos movimentos dentários que serão necessários para corrigir a má oclusão. É possível fazer um planejamento em 3D que mostra ao cliente uma prévia de como ficará seu posicionamento dentário no final do tratamento. Através do escaneamento, serão confeccionadas as placas alinhadoras que também são muito eficazes no fechamento dos espaços entre os dentes.

Aparelhos ortodônticos removíveis

São usados geralmente em crianças em fase de crescimento e têm a função não somente de fechamento dos espaços entre os dentes quando são indicados. ( de fechar os espaços entre os dentes quando indicado.)

Resinas

Outra solução para o fechamento dos espaços dentários é a aplicação de resinas nos dentes.

As resinas são menos resistentes e duradouras que as lentes de contato dentárias

Implante

Quando existe a falta de um ou mais dentes nas arcadas dentárias uma excelente solução para isso é o implante que supri  a falta dos elementos dentários ausentes.

Cirurgia do freio labial

 Os espaços entre os dentes podem ser   causados pelo mau posicionamento da inserção do freio labial, se isso estiver acontecendo, o dentista pode recomendar uma cirurgia de frenectomia do freio que estiver com alteração.

Fonoaudiologia

Se os diastemas dentários forem causados pela incorreta posição da língua, o dentista pode indicar ao paciente que procure um fonoaudiólogo para fazer exercícios para o fortalecimento da musculatura da língua e seu correto posicionamento nas arcadas dentárias.

Somente o dentista será capaz de indicar qual será a melhor escolha para o fechamento dos espaços entre os dentes.

Marque uma avalição no Grupo Orto e tenha uma  avaliação individualizada do seu rosto e sorriso.