Clareamento Dental e as 7 dúvidas mais comuns sobre esse procedimento.

 

1- Clareamento Dental, por que está sendo tão procurado?

 

A procura do ser humano pela estética e pela beleza vem desde a antiguidade. Hoje, vivendo a era das  selfies e redes sociais, isso vem aumentando cada vez mais.

O sorriso é parte integrante e fundamental da harmonia facial, quem tem um sorriso bonito tem mais chance de alcançar o sucesso em várias áreas da vida, e também tem sua confiança e autoestima aumentadas.

Dentes escurecidos e  amarelados influenciam na plástica do sorriso. Hoje, a maioria da população acredita que um sorriso mais branco é mais atrativo.

Uma das soluções para tornarmos os dentes mais claros, mais brancos, é o clareamento dental.

 

2 - O que é o Clareamento Dental?

 

É um procedimento que consiste na aplicação de um produto, geralmente de peróxido de hidrogênio ou carbamida, sobre os dentes que remove a matéria orgânica colorida depositada sobre eles sem alterar a matriz dentária, fazendo com que isso os clareie.

 

  • A ingestão de alimentos ou bebidas coloridas com frequência, como vinho tinto, café, suco de uva e chás.
  • O hábito de fumar cigarro.
  • Traumas dentários.
  • Fluorose.
  • E, alguns antibióticos, como a tetraciclina podem manchar e escurecer os dentes.

 

3 - Indicação do Clareamento dental.

 

A indicação do clareamento para os dentes que se encontram com mudança na cor dependerá da causa e do tipo de alteração de cor que encontrarmos nos mesmos. O dentista tem autonomia para indicar ou não o clareamento dental para o cliente, dependendo do tipo de escurecimento que o dente está apresentando. Isso é um dos motivos primordiais para que o clareamento dental seja sempre feito com o acompanhamento desse profissional.

As indicações mais prováveis para o clareamento dental são:

 

  • Dentes escurecidos por necrose da polpa.
  • Dentes manchados pela tetraciclina.
  • Alterações de cores devido à idade.
  • Dentes escurecidos devido à ingestão de alimentos com pigmentação.

 

4 - Contra Indicação para o clareamento dental.

 

  • Crianças menores de 15 anos.
  • Casos de fluorose.
  • Grávidas.
  • Pacientes com  doenças graves.
  • Pacientes com cáries , problemas gengivais,dentes fraturados.
  • Muita sensibilidade dentinária.

 

5 - Tipos de Clareamentos Dentários.

 

Clareamento Dental Interno: É o clareamento feito em dentes despolpados, o material clareador é colocado dentro da câmara pulpar, no  interior do dente.

Clareamento dentário externo: Feito em dentes que tenham vitalidade pulpar, esse, consiste em aplicar o agente clareador sobre a superfície externa do dente. São eles:

 

1) Clareamento Dentário Caseiro- apesar do nome, esse clareamento também acontece com a supervisão do dentista. O paciente tem sua coloração dentária avaliada e registrada por esse profissional, para que possamos acompanhar a evolução do clareamento, e em seguida tem sua boca moldada para cofeccionarmos as placas que usualmente são de silicone, as quais serão usadas para a colocação do agente clareador.O agente clareador é levado para casa para uso do paciente que deve voltar ao consultório para acompanhamento  1 vez por semana. Na maioria das vezes, nesse tipo de clareamento, o agente clareador possui uma concentração mais baixa do que aquele usado no clareamento de consultório.

2) Clareamento Dental de Consultório: Aqui também será feito o registro da cor inicial dos dentes. A concentração do gel clareador é mais alta do que os usados no clareamento caseiro. Podemos usar ou não a luz de led ou o laser para potencializar e otimizar a ação do gel clareador, fazendo com que o procedimento seja mais rápido. Esses tipos de clareamento são conhecidos com clareamento dental a laser ou clareamento dental com luz de led. Uma das vantagens desse procedimento é que o dentista tem o controle da aplicação, faz uma proteção da gengiva para que essa não seja prejudicada e não depende da colaboração do cliente.

3) Clareamento Dental Misto: É a combinação com algumas sessões do clareamento a laser ou com uso da luz de led, com o clareamento caseiro.

 

Em hipótese alguma faça um clareamento dental sem o acompanhamento de um dentista.

No Grupo Orto fazemos uma avaliação individualizada para indicar o tipo de clareamento que será mais eficaz para cada cliente.

 

6 - Quanto tempo dura o clareamento dental?

 

Isso varia de paciente para paciente. Como não é um tratamento permanente, para que sua longevidade seja aumentada, recomendamos que o paciente evite alimentos como café, vinho tinto, chás, sucos de uva, refrigerantes de cola e não fume.

 

7 - Clareamento Dental pode causar sensibilidade?

 

Sim, isso acontece, pois, o gel clareador difunde pelo esmalte e dentina, penetrando nos canalículos dentinários entrando em contato com as terminações nervosas causando a senbibilidade dentinária que geralmente é moderada e reversível.

Ela desaparece com o tempo após o procedimento do clareamento ou o dentista pode fazer uso de dessensibilizadores que possuem na sua composição substâncias que tem tido bons resultados na sensibilidade pós clareamento dental.

Marque uma avalição com um Profissional de Odontologia Estética do Grupo Orto, para que seu clareamento dental seja planejado e individualizado, obtendo um tratamento mais eficaz e seguro.